Informação Institucional

A LYNX Asset Managers é um intermediário financeiro registado junto do Banco de Portugal (com o número 338, de 10-08-07) e da Comissão de Mercados de Valores Mobiliários (com o número 328), bem como nos Sistemas de Indemnização dos Investidores (com o número 129, de 17-09-08).

Sistemas de Indemnização dos Investidores

O Sistemas de Indemnização dos Investidores (SII) é uma pessoa colectiva de direito público, criada pelo DL n.º 222/99, de 22 de Junho, que funciona junto da Comissão de Mercado de Valores Mobiliário. O objectivo do SII é a protecção dos investidores, caso uma entidade participante não tenha capacidade financeira para reembolsar ou restituir o dinheiro ou os instrumentos financeiros que lhe pertençam.

O SII protege os investidores, estando excluídos os investidores institucionais. O limite máximo de indemnização é de 25.000 euros por investidor (e não por cada conta), caso o IF não restitua os títulos ao cliente (para mais informação consultar: www.cmvm.pt)

Depósito de dinheiro

Em conformidade com a legislação vigente, a LYNX Asset Managers procede, no momento de abertura de conta, ao depósito do dinheiro recebido dos seus clientes em contas globais (jumbo) abertas em nome da LYNX Asset Managers, por conta dos seus clientes, junto de instituições de crédito.

Na selecção dessas instituições de crédito, a LYNX Asset Managers actua com especial diligência na verificação da habilitação legal para prestação desse serviço, por parte da IC, bem como na sua reputação e solvabilidade. Paralelamente, a LYNX Asset Managers mantém registos contabilísticos das contas individuais dos seus clientes, os quais estão separados dos bens pertencentes à LYNX.

Política em matéria de conflitos de interesse

Com vista a salvaguardar os interesses dos seus clientes, a LYNX, no seu Regulamento Interno, adoptou uma política de conflitos de interesse, com um conjunto de regras e procedimentos que visam impor a todos os seus colaboradores um tratamento transparente e equitativo dos clientes e a garantia de que os interesses destes últimos prevalecerão sobre quaisquer interesses próprios, da LYNX os dos seus colaboradores.

Compliance Office

O Compliance Office tem como missão zelar pelo cumprimento das regras e normas, internas e externas, e divulgá-las a todas as áreas da sociedade e respectivos colaboradores. Contribui para a cultura de controlo interno, assegurando o respeito pelos valores éticos e mitigando a hipótese de risco na execução das atividades da Sociedade.

A LYNX Asset Managers, em cumprimento da legislação e regulamentação nacional e de acordo com as recomendações de entidades internacionais, implementa um conjunto de políticas e procedimentos destinados a prevenir que as operações da sociedade possam ser utilizadas para branqueamento de capitais e financiamento de terrorismo e que, assim, possam ser indutoras de riscos operacionais e reputacionais acrescidos.

A sociedade executa com rigor as políticas de conhecimento dos seus clientes, que definiu em quatro área fundamentais:

– ACEITAÇÃO de clientes;
– IDENTIFICAÇÃO dos clientes;
– MONITORIZAÇÃO de clientes e operações;
– GESTÃO DE RISCO de branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo.

Desta forma, cumpre com os procedimentos necessários ao combate de qualquer tipo de atividade criminosa, aplicando esforços em instrumentos de reconhecimento e prevenção e mantendo os padrões éticos inerentes à prática profissional da sociedade.

A LYNX Asset Managers acompanha igualmente os processos especiais, através do exercício reforçado de Due Diligence, em conformidade com a Política de Identificação e Aceitação de Clientes, nomeadamente na abertura de contas/contratos e validação do KYC (Know your Customer).

Visando as melhores práticas, a LYNX Asset Managers procede ainda a uma constante monitorização de operações e assegura a adoção e manutenção de todas as políticas de Compliance, internas e externas, comunicando a todas as autoridades competentes a informação exigida por lei. Através de um regime de atuação transparente, estimula o desenvolvimento das melhores práticas a todos os seus colaboradores, diretos e indiretos, promovendo o rigoroso cumprimento do código de ética e regulamentos internos da sociedade.